domingo, 9 de agosto de 2015

Reflexões Acerca do Atual Cenário Político





Vivemos em um país, que adota a República como forma de governo, em um Estado Democrático de Direito, que se relaciona com os seus entes através do Sistema Federalista, compondo assim uma grande nação que ruma para o futuro, ora tropeçando, ora caindo, mas nunca deixando de seguir em frente.

Nas últimas eleições tivemos a vitória do Partido dos Trabalhadores; partido este que deixo claro a todos e a todas, que não adepto de sua ideologia (atualmente) e não tenho ligação alguma com o mesmo nem com quaisquer outros partidos. Redijo esta nota por puro e simples prazer de deixar clara a minha posição no atual momento em que vivemos (o bom das crises políticas é que temos que sair cima do muro e nos posicionar). Muito se falou sobre um Brasil divido no pós eleições, portanto o que eu desejo deixar claro a todos e a todas é que o Brasil não ficou divido, mas a mídia golpista e irresponsável, tratou de dividi-lo.

Sempre tivemos ao longo da história de nosso país, uma imprensa sensacionalista que através dos meios de comunicação em massa, manipulam as camadas de pessoas iletradas, pessoas com pouco estudo ou mesmo com estudo funcional, a pressionarem os governos, a governarem sob os ditames dessa mídia. O cenário atual nos mostra que o acesso à internet e outros veículos de comunicação dotou muitos brasileiros de parâmetros comparativos, retirando assim a venda “marinhesca” que tínhamos. Nossos irmãos passaram a enxergar outros cartazes, outros banners, outros blogs, outros sites, outros canais. Passamos a ouvir outras vozes, dentro e fora do Brasil, as barreiras se quebraram, e as correntes estão começando a se romper.

Pois bem, como acompanhamos nos dias anteriores, o Presidente da Câmara, o Deputado Eduardo Cunha (House of Cunha), rompeu com o Governo Dilma e vem pressionando este com suas “pautas bombas”, em um momento de recessão da economia. No Senado, o então Presidente Renan Calheiros, articula por debaixo dos panos um impeachment sem base legal alguma, por puro oportunismo. Por coincidência os dois fazem parte do mesmo partido do Vice-Presidente Michel Temer, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro; o que soa até irônico, pois em sua sigla o “Democrático” é  rechaçado a cada momento que o PMDB faz a República de refém e cobra o resgate do Governo Brasileiro que corporificado na figura da Dilma Rousseff, é pressionada a tomar decisões “cortando a própria carne” e o mais interessante nisso tudo é que a carne, pasmem! Somos nós, brasileiros e brasileiras, que trabalhamos de sol a sol. Agora eu te pergunto nobre leitor: o que significa democrático para o PMDB?

O PT errou em muitos pontos? Sim, em muitos, até demais! Porém erros estratégicos e de gestão não configura crime em um Estado Democrático de Direito. Não podemos condenar sem um devido processo legal, sem uma acusação, tendo o crime previsão legal anterior, “nulla poena sine crimie” (não há pena sem crime). Impeachment? Para quê? Qual o crime? Muitos irão pensar: "Mas Glauber e o mensalão e o petrolão?" Bem assim vos digo: “se for comprovada ligação da Presidente com esses esquemas de desvio de dinheiro público, serei totalmente a favor de seguir o devido processo legal com quem quer que seja, porém da forma que está; sem ser comprovada a ligação da presidente com estes esquemas, e tantos outros que poderão eclodir durante as investigações; a resposta é um NÃO em alto e bom som. Não sou cego, nem tão pouco ignorante, respeito nosso ordenamento jurídico, respeito profundamente nossas instituições democráticas e farei tudo que estiver ao meu alcance como simples cidadão para protegê-las, para o bem do meu país, mesmo indo de encontro aos muitos que me cercam.

E o PSDB onde fica nessa história toda? Votei no Senador Aécio Neves nas últimas eleições por julgar sua proposta a melhor oferecida naquele momento, hoje vejo que foi a divina providência que o impediu de chegar à Presidência da República, pois como senador o mesmo cospe em nosso ordenamento jurídico, que dirá com tanto poder concentrado em suas mãos, seria uma catástrofe. Pessoas como Aécio, Eduardo Cunha, Renan e tantos outros que pisoteiam, rasgam e cospem na nossa constituição, não merecem nosso apreço, merecem todo nosso desprezo político. Um impeachment é uma alternativa para retirar do poder aqueles que não representam a voz do povo, não é um dança de cadeiras. Estamos passando por recessão econômica e o povo ao invés de unir-se para vencer a tormenta (natural no sistema capitalista) dilaceram-se como lobos famintos, cegos pelo ódio, incitados pela grande mídia golpista.

A inversão de valores em nosso país é tamanha, que programas como o Bolsa Família, o PROUNI, as Cotas estudantis, que tiram da miséria, milhões e milhões de brasileiros são atacados, e a Globo que paga 5 milhões de reais para um jogador de futebol em fim de carreira, emagrecer diante as câmeras, é aclamada por fazer seu “papel social” com o Criança Esperança, que não te dá o direito de dedução, da sua doação em seu imposto de renda, mas dá o direito à Globo, de deduzir a doação feita por você, no imposto de renda dela. E você fica aí achando que está fazendo muito pelas criancinhas de seu país... (piada né?)

A governabilidade deve ser mantida, a retirada prematura de um governante abre um ferida imensa no corpo democrático de um país, muitas vezes levando-o a óbito político (não quero correr este risco). Nossa “crise econômica” é na verdade fantasiosa, que tem como epicentro, a grande crise política incitada pela mídia golpista. levando o capital estrangeiro a fugir do nosso país, cada está vez mais dependente dele (infelizmente).

Não sejamos assassinos da nossa própria democracia, que seja respeitada a vontade da maioria da população até o fim do mandato e lutemos firmes, não por Dilma, Lula, Aécio ou quem quer que seja. Não lutemos pelo PT, PMDB, PSDB ou quaisquer outras correntes ideológicas partidárias. Lutemos sim, por algo que está acima de tudo isso, lutemos por um país menos corrupto e mais justo não importando a corrente ideológica que está no governo.
Lutemos pelo Brasil! Lutemos pela nossa nação.

Viva os Brasileiros! Viva a Democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário